quarta-feira, 23 de julho de 2014

Grécia com Crianças: Atenas e Milos



Quando decidi que iria à Grécia com meus filhos de 8 e 11 anos, descobri que esta não era uma decisão comum. A maioria dos sites que consultei não ajudavam muito com informações e como a Grécia tem muitas ilhas, a decisão de como e qual ilha ir não foi das mais fáceis. Por isso resolvi compartilhar esta que foi uma das melhores viagens que já fiz com os meus filhos, e  encorajar outros pais a fazerem o mesmo, mostrando que dispensar os "tios" pagos para entretê-los em resorts, é bem mais fácil e gostoso do que parece. 


Quando ir: junho, julho e agosto. Não adianta ir no inverno, pois na Grécia com o frio as ilhas são inviáveis e muita coisa fecha. Perde-se boa parte das belezas naturais e não é possível ir as praias e muito menos fazer passeios de barco. 


Como ir: O primeiro empecilho é a distância. Mal sabia eu como era longe, antes de começar a planejar a viagem. Escolhi uma das companhias com menor tempo de voo, a Swiss Airlines e menor tempo quer dizer 16 horas no total com conexão rápida em Zurique. Por isso, o ideal é viajar com crianças que já estejam acostumadas a viagens longas. A primeira viagem mais longa que fiz com meu filho, ele já tinha três anos. 

Atenas
Vale a pena começar o passeio por Atenas que é uma linda cidade. Além disso, em Atenas andamos mais e na seqüência fizemos as praias para descansar.

Nosso voo chegou a tarde, então pelo cansaço da viagem nada de visitas a monumentos. Decidimos dar uma volta pelo bairro de Plaka, que é encantador, cheio de bares e restaurantes. É como se fosse uma pequena vila com lojinhas e lugares para sentar e curtir a noite. De metrô, você desce na estação Monastiraki. Numa ruazinha bem próxima ao metrô, encontramos um restaurante, ao ar livre, com vista para a Acrópole iluminada, música típica e ótima comida (Taverna Acropolis). Vi que muita gente se hospeda pela região, o que não me parece uma má ideia.





Plaka é um bairro super charmoso, com vários restaurantes, movimentado durante o dia e à noite, e extremamente convidativo para sentar, deliciar-se com um bom vinho, curtindo a vista da Acrópole ao fundo. 

Além dos restaurantes, também é possível encontrar lojinhas e ambulantes com lembranças gregas. 





A visita à Acrópole é o ponto alto de Atenas. Amantes ou não de história, é impossível não se empolgar com o mais importante sítio arqueológico da Grécia. Na Grécia antiga, a Acrópole era o ponto mais alto da cidade e era considerado um importante refúgio durante os ataques ou guerras. Além disso, os gregos também construíam templos religiosos nesta área. A Acrópole de Atenas abriga o Pártenon (considerado o templo da deusa grega Atenas), o Erecteu (templo cujas colunas estão esculpidas em forma de jovens conhecidas como Cariátides) e o Templo de Niki construídos 450 a C.  Logo ao lado, avista-se também o Teatro de Dionísio, o mais importante dos teatros da Grécia antiga. 

Eu sei que estamos de férias, mas a visita à Acrópole é melhor se feita pela manhã cedo. No verão o calor é escaldante e acho que fazer essa visita próximo ao meio dia, não é a melhor escolha. Sem contar que muitos cruzeiros desembarcam para esta visita no final da manhã, tornando o local muito congestionado. 
Não esquecer:
Leve água, mais de uma garrafa. É tudo lindo, de ficar embasbacado, mas não tem sombra, nem toldo, nem água. Fomos prevenidos e boné + água fizeram toda diferença!




Saindo da Acrópole avistamos o The New Acropolis Museum.
Não posso negar que tenho uma queda por museus, e por isso meus filhos sempre acharam museu um lugar divertido a ser descoberto. O Acropolis Museum tem isso. Na entrada, é possível alugar uma bolsa de atividades para as crianças se divertirem dentro do museu. Para começar,  doze esculturas da deusa da Mitologia grega Atenas a serem encontradas e cada uma vale um adesivo. Eles amaram.



Saindo de lá parada para almoço, em Plaka que fica bem perto da entrada no museu. E volta para a piscina do hotel. Confesso que sempre achei que hotel com piscina em uma cidade histórica incrível seria um desperdício, mas li em alguns blogs antes que valia a pena se a visita a Atenas fosse no verão. Pra mim após um dia de caminhadas num sol de lascar, a piscina foi um ponto alto.
Ficamos hospedados no Novotel, que tem um bom custo benefício, bom café da manhã e uma piscina no terraço. Ponto negativo é que não fica próxima ao metrô. Ponto positivo é que de Plaka até o Novotel de táxi, pagamos cerca de 3,5 euros ( ou seja, mais barato que metrô para nós 4).


Visita ao Parlamento- 
Comece o passeio pelo Jardim Nacional, localizado diretamente atrás do edifício do Parlamento grego. O jardim inclui algumas ruínas antigas, um lindo parque para passeio. Sem grandes atrações, o parque é um refresco de sombras de árvores pra um relax depois de muitas caminhadas. A troca da guarda acontece em frente ao Parlamento na praça Sindagma todos os dias de uma em uma hora. As crianças gostaram, é um clássico, mas não tem nada demais .


Comidas típicas
Gyros -é um tipo de carne assada em tiras, servida geralmente com pão, e acompanhamento com verduras e molho, ou seja, o famoso churrasquinho grego clássico.  Os molhos mais comuns são o de tomate e o molho tzatziki. 
Gemista - tomate ou pimentão recheados com arroz ou carne
Beef Stifado - lembra muito velha e nos carne de panela com batatas
Mousaka- muito bom. parece uma lasanha com recheio de berinjela e batata 
Suflê de chocolate- o velho e bom petit gatou um pouco mais macio

Ilhas Gregas - Milos

A Grécia conta com mais de 6000 ilhas, sendo pouco mais de 200 habitadas.  Destas, 78  ilhas possuem mais de 100 habitantes.Então a grande dúvida começa sobre quais ilhas visitar. A primeira dica é : não queira ver tudo, senão você acaba não conhecendo nada. Comecei minha pesquisa, pensando inicialmente em fazer um cruzeiro, mas acabei descobrindo que os grandes cruzeiros na verdade apenas passam algumas horas em cada ilha e o maior tempo viajando pelo mar. Por isso descartei esta hipótese. Cheguei a conclusão que o ideal é não passar menos de três dias em cada ilha. Um dia só é o suficiente para você se cansar, descer, bater algumas fotos e ficar se perguntando porque não ficou mais. 

Como chegar? É possível chegar através de ferryboat ou por avião. Para encurtar o tempo de viagem entre as ilhas optamos por um vôo. Detalhe: para algumas ilhas como Milos, o avião é pequeno, no máximo quarenta passageiros, então é preciso comprar com antecedência. Mesmo. Compramos com dois meses de antecedência e os melhores horários de vôo já eram. Quarenta dias antes da viagem, chequei que pelo site não havia mais nenhuma passagem sequer disponível para o mês de julho. 
Companhias aéreas: Olympic e Aegean Airlines (mas apesar de serem empresas diferentes, o vôo é o mesmo). Cuidado com o excesso de bagagem, como os aviões são pequenos o limite é menor que nas grandes companhias.

Milos com crianças


Porque não Santorine ou Mykonos, as ilhas mais famosas? Não que eu seja do contra, mas como eu estava viajando com duas crianças, e não estava procurando nem o cenário mais romântico, nem a melhor balada, mas um lugar lindo que tivesse a cara da Grécia, e praias de cair o queixo. E foi isso que eu encontrei lá. Em Atenas, sempre que falávamos para um grego que estávamos indo pra Milos, era como se eu dissesse a um brasileiro que estava indo a Fernando de Noronha. Todos unânimes em dizer que era um sonho. 
A ilha de Milos é uma ilha do arquipélago das Cíclades, cuja capital é a vila de Plaka. A famosa estátua da Vênus de Milos, que hoje fica no museu do Louvre em Paris, foi encontrada na ilha em 1820. 
Milos é uma ilha com muitas praias diferentes de tudo que eu já tinha visto. Tem mil tons de azul e verde, águas transparentes e mil rochas. O ideal é alugar um carro, e como a ilha é pequena não é difícil locomover-se, apesar de que algumas placas em grego são um pouco confusas.



Acima o mapa das praias.

 Vou classificar as praias como meus filhos as dividiram :

1 - A MAIS BONITA- Começo pelo mais difícil quesito, mas arrisco a dizer que Sarakiniko é a mais bela. Tem formações rochosas brancas contornando a praia, mil tons de azul, ótimos pontos para mergulho e as crianças amaram. Chega de papo, melhor ver as fotos.




2- A MAIS DIVERTIDA. Papafragas -Meus filhos gostaram tanto de mergulhar entre as rochas que tivemos que voltar outro dia para repetir a dose. É a mais divertida porque dela pode-se saltar das pedras ao mar, e é claro, é muito linda.Águas transparentes até 15 metros de visibilidade!





3- A MAIS COMPLETA- Plathiena praia lindíssima, com mais ondas e mais infra estrutura, Mar azul, areia  branca que não tem nas outras.Guarda-sol, mar com ondas e uma barraquinha vendendo sorvete e sanduíches. Se tivesse tempo, teríamos voltado nela. Não deixe de ir.





4- Vila de pescadores- Klima é um dos cartões postais de Milos. É uma linda praia de pesca, com casinhas ao redor de um porto. Não é o ideal para banho, nem tem faixa de areia pra relaxar. Bonita para fotos., linda para não esquecer mais...



No caminho indo para Klima, próximo a vila de Tripiti, 150 m acima do nível do mar,  não resistimos e fomos visitar as Catacumbas. Foram descobertas em 1840 e  parecem ser um dos poucos (ou único?) cemitério de cristãos datado do séc. II a V DC. 

Dicas importantes:
As praias são em sua maioria lindas e vazias. Muitas vezes tivemos a sensação de que a praia era nossa, por isso não espere encontrar barracas, água, beliscos na maioria delas. Como eu tinha duas crianças comigo abusamos do protetor solar, e levamos na sacola água, barras de cereais, salgadinhos, boné e óculos de mergulho. 

7- Praia para relaxar - Fyropotamos - Praia linda, de areias claras e mar azul. Nada diferente, mas perfeita para relaxar!






6- Incríveis praias que só chega-se de barco. Se tiver mais tempo em Milos não deixe de fazer o passeio de barco. Reservamos o passeio ainda no Brasil por internet e na alta temporada o ideal é fazer a reserva antecipada. Optamos pelo Milos Adventure porque o barco também oferece a infra estrutura com refeições, ideal pra quem vai com crianças. O barco saiu do porto as 9:30 e voltou as 20 horas a tempo de vermos o pôr do sol, mas não vimos o tempo passar. Faz várias paradas para mergulho em alto mar, e as crianças quiseram nadar em todas. As refeições são deliciosas. Não consigo me lembrar de algum senão deste passeio. 
Arkoudes parece na verdade um grande coelho.





Cape Vani- belas formações rochosas com coloração avermelhada ( manganês)




Parada para mergulho em Kalogries: água transparente de doer!




Passando por Sikia






Por fim, parada para mergulho em Kleftiko. A cor do mar batendo nas rochas é impressionante. Águas claras para nadar com snorkeling. Foi a nossa maior parada de barco onde fizemos nossa principal refeição. Do nosso barco pegamos um bote e fizemos um passeio entre as várias cavernas do lugar. 






Após o último mergulho, fizemos uma deliciosa refeição no barco, com direito a comida típica grega, spaghetti ao molho de frutos do mar ( polvo) e até sobremesa. Dia delicioso para não ser esquecido! 


Últimas dicas:
O site http://www.travelmetomilos.com  traz dicas para todos os bolsos, para famílias que desejam fazer camping até para quem pode pagar e alugar o próprio barco!!!!




Um comentário:

  1. Estou planejando ir a a Grécia com minha mãe e queremos visitar Milos. Achei tudo que disse incrível. Muito obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir