domingo, 1 de junho de 2014

Caribe sem Furacões o ano todo e mais barato que um resort no Nordeste: EXISTE!

Caribe sem Furacão, Água Azul e Muito Snorkel













Enquanto arrumava minha viagem com destino a Curaçao, tentei conseguir mais informações sobre o lugar, já que viajaria com duas crianças: 4 e 7 anos na época. Sempre acreditei que viajar com crianças é uma delícia e muito mais divertido, e as crianças seguem o ritmo de como a família encara a viagem. Como as informações que encontrei na época foram escassas, resolvi escrever pra ajudar os próximos viajantes em suas incursões.


Primeiro, como decidimos o destino da viagem: Pra fugir do frio em julho, as opções eram viagem ao nordeste ou fugir para o Caribe. Os preços de pacotes para o nordeste, escolhendo um resort eram mais salgados que a fuga caribenha. Sem propaganda, a Gol agora faz rotas para várias praias como Aruba, Curaçao, Barbados, o que para mim foi um atrativo. Sem noção das vantagens e desvantagens de cada ilha, passeei pelo site "viajenaviagem" que fazia um paralelo entre Aruba e Curaçao, ilhas bem pertinho uma da outra. Como teríamos apenas uma semana, (e eu detesto aquela história de descer do carro, tirar algumas fotos do lugar e rumar pra outra praia) resolvemos passar a semana inteira numa ilha só. E mesmo sem conhecer Aruba, acredito que de longe Curaçao foi a decisão acertada.

 Quando fomos: faz um tempo, julho de 2010.

Companhia aérea: Gol (se ficar de olho, a passagem sai muito barata com milhas). 

Curaçao é uma ilha linda, que encanta não só pelas praias com o mar mais azul que já vi, como pela arquitetura com seus predinhos  a la Holanda do centro da cidade (a ilha foi colonizada por holandeses e a arquitetura é bem bonita). A ilha é literalmente bilingue. Todos falam inglês, espanhol e muitos também falam holandês. A língua oficial é o papiamento  (uma mistura de espanhol, português, holandês e inglês), ou seja, um rolo. As pessoas são simpáticas e prestativas. 


A moeda local é o Guilder holandês (florin), mas o Dólar americano também é aceito em qualquer lugar.

Meio de transporte: o preço do taxi é tabelado e uma ida ao centro da cidade de um hotel próximo a Piscadera Bay  custava doze dólares (ida e volta 24$). Vale muito, mas muito a pena alugar um carro. As melhores praias são distantes dos hotéis, e você pode passear a vontade. Por cerca de 50 dólares, por dia, você aluga um carro, anda pra caramba e no fim do dia, 5 dólares são mais do que suficiente pra você reabastecer (a gasolina é barata). Da próxima vez (sonho em voltar logo), já sei que o melhor é alugar o carro por uma semana no primeiro dia.

Onde ficar: Vários hotéis tem praias artificiais, encantadoras. Ficamos no Hilton, que tem como ponto alto a praia  e piscina borda infinito de frente para o mar. As crianças amaram. O hotel não tem muita atividade para os pequenos, mas como praticamente não ficamos no Hotel, não fez diferença. O Marriot fica ao lado do Hilton e é possível caminhar de uma praia a outra. Aliás, mesmo hospedados no Hilton passamos parte do dia na praia do Marriot (não há problema algum, desde que vc não carregue as toalhas banderosas do seu hotel de origem). O Breezes é bem famoso, mas fica longe do Marriot e do Hilton, assim, não conhecemos a sua praia.

AS PRAIAS: O maior atrativo de Curaçao não são as praias, mas sim o mar. Curaçao é um dos melhores pontos de mergulho do mundo,  e é possível fazer mergulho programado com cilindro saindo até da praia mesmo.
Além disso, em todas as praias que fomos foi possível praticar snorkeling junto com as crianças. Mesmo para os menos atirados que ficam no raso como eu, é possível ver peixinhos coloridos, de todos os tamanhos e inclusive moreias. As águas são transparentes e o mar é azul, azul (não é a toa que o drink mais famoso chama-se Curaçao Blue). 
Água azul, ou melhor com muitos tons de azul, transparente, poucas pessoas na praia, é realmente um paraíso.


No primeiro dia, para descansar ficamos na praia do 
hotel, que é deliciosa. No Hilton há um quiosque em frente a praia, onde as crianças consomem seus snaks e os adultos uma boa cerveja. No Marriot, o quiosque fica na própria praia, o que facilita. As praias mais lindas que visitamos são Cas Abao e PortoMari. Além de serem lindíssimas, existe uma infra estrutura para quem viaja com crianças. São praias particulares, a entrada não é cara. As duas tem cadeiras de praia, barracas e restaurante na praia. Para passar o dia, PortoMari tem uma infra estrutura melhor, seu restaurante é maior e tem muitas barracas e árvores para curtir uma sombrinha. Mambo beach também tem toda uma infra, com barracas coberta com véus brancos, que dão aquele ar de "o Caribe é aqui".



Sea Aquarium - Para os meus filhos fez toda a diferença da viagem. Todos falavam tanto do Sea Aquarium, que eu imaginava uma mega construção coberta com a possibilidade de ver todos os tipos de peixes do mundo. Não é bem assim. Existe apenas uma área, simples, com alguns peixes em exposição, que é legal mas não chama tanta atenção. O que te ganha não é o que você vê, mas o que você toca. As crianças amam o Sea Aquarium, porque ficam em contato direto com o que eles oferecem. É possível segurar a estrela do mar, dar comida aos flamingos e fazer carinho nos tubarões (acredite se quiser). Mas a maior atração são os golfinhos (Dolphin Academy). Você pode desde ganhar um beijo de um golfinho, até mergulhar com ele (depende do seu bolso). Detalhe, como os golfinhos são a grande atração, é preciso reservar seu encontro com eles com antecedência de pelo menos uma semana. Na hora não adianta dar aquela choradinha básica que não tem jeito, ele só aceitam quem já fez a reserva. E pras crianças, os golfinhos são a parte inesquecível da viagem.





Restaurantes
Curaçao tem restaurantes para todos os tipos de bolsos. Os hotéis oferecem vários restaurantes ótimos, mas com preço salgado. Para quem tem crianças, uma ótima pedida é o Denny´s que tem pratos que agradam a adultos e crianças por preços bons (nos padrões de Curaçao). Pertinho do Marriot e do Hilton, o Hook's Curaçao é um restaurante pé na areia com pratos mais elaborados, mas com porções menores. Ribs Factory a carne é deliciosa, mas não espere muita muita variedade ou opções infantis no cardápio. Para almoço ou jantar aproveitando a vista e o barulhinho das ondas, o Scamps é uma boa pedida. Pra quem gosta de fast food, não faltam ainda: Pizza Hut, Subway e Mcdonalds.

Só posso dizer que a viagem foi tão boa, que durante meses meu filho andava com uma malinha pela casa, dizendo que já estava preparado para voltar pra lá. 


#curaçao #marazul #viagemcomcrianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário